quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um Carnaval para entrar para a história!


O feriadão terminou nesta quarta, quando a maioria dos visitantes pegou a estrada de volta para casa, felizes. E não é para menos. Foram cinco dias em São Pedro da Serra, quatro deles (de sábado a terça) repletos de atividades. A programação do “Carnaval 2012 São Pedro da Serra – Um Quilômetro de Folia” distribuiu pelo feriado dois shows, duas rodas de samba, um pagode, dois bailes populares – sendo um infantil acompanhado de concurso de fantasias – quatro desfiles de blocos e ainda duas partidas de futebol, sendo uma delas com times formados por assanhadíssimas e divertidas “piranhas”. Ufa!
E o que é melhor, tudo na mais absoluta paz, respeitando o sossego que torna São Pedro da Serra ainda mais especial. Eram tantas atividades ao longo do dia que não houve necessidade de
nada que invadisse a madrugada. O “Um Quilômetro de Folia” não teve um único
evento que passasse muito de meia noite. E nem precisaria. A programação recheada somada a um tempo generoso (ensolarado e fresco), perfeito para aproveitar em passeios e banhos de rio e cachoeiras, só deixou um pensamento quando a noite chegava: dormir, e muito bem.
Não é por nada que, tirando os alto-falantes do caminhão que vende abacaxi de Marataízes – aquele “docinho, docinho, docinho, parece que tem mel!!” – a quarta-feira, último dia do feriadão, amanheceu e continua, até o momento em que esta matéria é digitada (18h50) num sossego que só vendo, ou melhor, ouvindo.
Mas, deixando o sossego um pouco de lado, vale falar da terça, dia que fechou a programação do “Um Quilômetro de Folia”. Vamos a um resumão:
A partir da tarde, as atividades começaram a se espalhar pela vila. No Centro, as “piranhas” entraram em campo para disputar uma alegre partida de futebol no São Pedro F.C., que terminou em empate segundo alguns dos atletas – se é que alguém conseguiu prestar atenção
no placar. Animando “jogadoras” e torcida, um grupo de pagode fez a festa de
quem foi passar a tarde no clube. Enquanto a música rolava no centrinho de São
Pedro, um quilômetro para cima, no Largo do Estrela, começava a roda de samba,
com Jorginho e convidados. E, entre um ponto e outro, de frente para o Nabi e o
Bar do Roberto, os foliões do bloco ‘Em São Pedro Também Tem’ se preparavam
para o segundo e último desfile do feriadão. Desta vez, o bloco tomou a direção
da Praça, no início da vila, onde chegou praticamente na hora do evento que
fechou o carnaval deste ano: o show do grupo Nó Cego (na foto acima, de Claudio Paolino, que gentilmente cedeu a imagem ao blog do carnaval).
Vale ainda acrescentar um balanço do Carnaval montado a partir de comentários colhidos de moradores, hóspedes e comerciantes. Dos moradores e visitantes, o que mais se ouviu foi a palavra tranquilidade e elogios à variedade de atividades e à organização. Dos comerciantes, além disso, sorrisos de orelha a orelha pelo desempenho das vendas (de três ouvidos, um disse que o resultado foi o dobro do ano passado, outro que foi o melhor em cinco anos e o outro que a frequência foi tão boa que não lembrava de outro carnaval melhor). Muito se falou também do tipo de visitante que a vila recebeu. Famílias e mais famílias. Nenhum grupo chegado a baderna. A explicação disso, acham os comerciantes e pousadeiros, talvez esteja ligada ao pouco tempo e esforço para conseguir matérias de TV e ao empenho em buscar uma divulgação mais bem dirigida, via blogs e sites de relacionamento. Só este blog teve 700 visitas entre as duas semanas que antecederam o carnaval e o fim do feriadão. Um quarto de todo o movimento mensal do principal portal da vila na internet. Um baita sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.